quinta-feira, 21 de julho de 2011

FELTRAGEM - técnica com Claudy Jongstra


"Claudy Jongstra, é holandesa e se formou em Moda pela Hogeschool voor de Kunsten. Quando viu um tecido de uma tenda Mongol num museu em Amsterdam, ficou apaixonada pela técnica de feltragem e focou suas experimentações com lã mesclando-a com fibras de seda. Ela já trabalhou para designers como John Galliano, Donna Karen e Christian Lacroix.
Sua rotina de trabalho consiste em ordenar ovelhas, tingir a lã (em parceria a Marjo Moeyes que estudou e documentou o processo de tingimento natural na Tailândia durante seis anos) e desenvolver os tecidos até o produto final que pode ser desde uma roupa até um quadro. Isso mesmo: ela é fazendeira, possui 150 ovelhas e faz design.
Pois é, pelo visto o novo luxo é mesmo ser simples. Um simples que inclui voltar ao campo e dominar todo o processo de produção, criação e desenvolvimento de qualquer produto. Um simples que até mesmo as japonesas mais modernas querem voltar a usar tecidos rústicos, naturais, abusar das peles, dos crochês e valorizar tudo que é do campo."



http://www.youtube.com/watch?v=Z2yuRBqq7Ho&feature=player_embedded#at=162

Um comentário: