sábado, 28 de maio de 2011

Uma das maiores exposições de cultura popular chega a capital do país

Roda de bumba-meu-boi. Artista: Nhozim. Região: São Luiz, MA. Foto: Rômulo Fialdini

O Museu Casa do Pontal, do Rio de Janeiro, e o Museu Nacional de Brasília apresentam a partir de 17 de maio para convidados e do dia seguinte para o público a exposição “O Brasil na Arte Popular – Acervo Museu Casa do Pontal”, com 1.500 obras de 70 artistas populares, a maior do gênero já realizada no país. A exposição é patrocinada pelo BNDES e o Museu Casa do Pontal com o patrocínio institucional da Vale e da Petrobras, além do Ministério da Cultura.

Com curadoria de Angela Mascelani – diretora do Museu Casa do Pontal – a exposição reúne obras da coleção iniciada há mais de 50 anos pelo designer francês Jacques Van de Beuque. Ele foi um incansável e apaixonado pesquisador da arte popular, não medindo esforços para descobrir artistas país afora, dos quais se tornou amigo. Foram centenas as viagens que fez pelo interior, formando assim o maior e mais expressivo acervo do gênero.

A mostra faz homenagem ao Mestre Vitalino, um dos mais importantes expoentes da arte popular brasileira, que faria 102 anos no período da exposição, e também ao ex-Vice Presidente José de Alencar, falecido recentemente, e um entusiasta do Museu Casa do Pontal.


A mostra ocupará todo o Museu Nacional de Brasília com uma bem-cuidada montagem, que tem design de Evelyn Grumach, para que o público possa admirar a excelência da arte popular produzida no país. Logo na entrada, um painel azul com 20 metros de extensão terá barcos suspensos, em alusão ao Rio São Francisco, importante eixo na produção da arte popular, com suas carrancas e mitos, que atravessa cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. A partir daí, o espectador vai percorrer a mostra em um roteiro que recria as viagens de Van de Beuque em busca dos trabalhos de sua coleção.

Por outros rios, a exposição chega ao Vale do Jequitinhonha, onde antigas paneleiras dão asas à imaginação e transformam potes e moringas em bonecas, em mães amamentando, em noivas altivas e solenes.


Por terra, a exposição vai ao Alto do Moura, em Caruaru, Pernambuco, com Mestre Vitalino e sua famosa escola de bonecos de cerâmica. Em seu aspecto religioso, a exposição O Brasil na Arte Popular apresenta as festas religiosas católicas de Juazeiro do Norte, do Ceará; a umbanda do Rio de Janeiro e o candomblé da Bahia. Estarão representados na exposição também os subúrbios cariocas, os jogos de adultos praticados nas ruas e praças e a efervescência do carnaval no Sambódromo. Um sambódromo especial, no qual os camarotes são criticamente ocupados de maneira igualitária: por gente fina, pelos turistas e pelo povo.

Serviço: “O Brasil na Arte Popular – Acervo Museu Casa do Pontal”

Abertura: 17 de maio de 2011, às 19h


Visitação: 18 de maio a 26 de junho de 2011


Curadoria: Angela Mascelani


Museu Nacional de Brasília - Esplanada dos Ministérios


Setor Cultural Sul - Telefone: (61) 3325.6410


Terça a domingo, das 9h às 18h30


Entrada franca
 
fonte: http://museudopontal.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário