quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

RADAR 2 - PROJETO CASA SUSTENTÁVEL - sala

Quando li esse artigo, ele serviu para mim como um compromisso de mudança de atitudes. De lá prá cá tenho me esforçado em seguir algumas das sugestões ali contidas.

O projeto abaixo segue o conceito da Mostra "Morar mais por menos" que acontece anualmente em algumas capitais, cuja intenção é promover ações que conservem o meio ambiente. 

Parabéns e obrigado as arquitetas Juliana Boer e Maira Del Nero pelas orientações de decoração  e pelo insight.

"O stress cotidiano e o ritmo acelerado de vida nas grandes cidades são caracteristicas do mundo contemporâneo. Como sobreviver a isso, mantendo a qualidade de vida, o equilíbrio e o bem estar é uma das grandes questões atuais. A Sala do Descanso é um refúgio que integra o conceito de bem estar do indivíduo com o bem estar do Planeta, utilizando a arquitetura sustentável para projetar um espaço mais saudável e mais adequado ao relaxamento e revitalização das energias.(...)"

Aliar toda essa contemporaneidade e sofisticação tecnológica com bem-estar ambiental e sustentabilidade pode ser uma tarefa difícil. Mas hoje já existem centenas de alternativas que podem facilitar essa meta.



Dentro das três áreas que compõem o layout: descanso, leitura e circulação, o destaque fica por conta do elemento composto pelo biofuton e deck, que traz versatilidade ao ambiente, pois pode ser usado para descansar, meditar e até mesmo receber uma massagem.


Especificações

Todos os produtos especificados, além de causarem menor impacto ao meio ambiente proporcionam um espaço muito mais saudável e equilibrado, pois garantem:

- Redução do consumo de energia

- Melhoria da qualidade do ar interior e conforto termo-acústico

- Uso consciente de madeiras

- Redução e minimização dos resíduos gerados na obra

- Sensações agradáveis com tecidos naturais e fibras sustentáveis

- Incentivo ao consumo consciente e comércio solidário

1ª Especificação - Redução do consumo de energia


Luminárias de LED: Resulta numa economia de até 80% de energia elétrica. Seu raio luminoso é livre de UV e o seu tamanho proporciona maior flexibilidade nos projetos. Nas prateleiras da estante foram usadas fitas de LED com apenas 1cm de largura. Leds RGB que mudam de cor automaticamente foram instalados na sanca de gesso, permitindo uma sessão de cromoterapia.

Automação: a ferramenta automação "ilumina fácil" colabora com a redução e o controle do consumo de energia. Seu uso diminui o número de cabeamentos e gera economia na obra. Nessa sala, tudo pode ser confortavelmente ativado por um controle remoto.

2ª Especificação - Melhoria da qualidade do ar interior e conforto termo-acústico


Tinta Mineral: revestimento natural cujo principal componente é a terra crua. Sua aplicação permite um ar mais natural por não fechar os poros das superfícies, permitindo um equilíbrio da umidade relativa do ar.

Tinta Colaza EcoPaint Clarus: Produto biodegradável aplicado no forro com alto poder de recobrimento e durabilidade. Sua secagem é rápida e livre de COV's, portando não possui os odores desagradáveis encontrados nas tintas comuns.

Chapas Cleaneo

Forro Cleaneo é uma nova tecnologia que confere às chapas Knauf a propriedade de melhorar continuamente a qualidade do ar nos ambientes em que estão instalados. Transformam partículas nocivas e odores em substâncias inofensivas. Promovem a absorção sonora e contribuem para o conforto acústico dos ambientes, favorecendo a capacidade de concentração e a tranqüilidade de seus ocupantes. As chapas perfuradas foram utilizadas no forro do ambiente.


Persianas GreenScreen

Os tecidos GreenScreen para proteção solar reduzem a entrada de calor e evitam a luminosidade excessiva. São isentos de PVC e não contêm COV´s , gases emitidos por objetos como tintas, colas, móveis e soluções de limpeza, que, a curto e longo prazo, podem ser nocivos à saúde.

3ª Especificação - Uso consciente de madeiras

Madeira Lyptus: madeira utilizada para confeccionar o deck e os painéis. Totalmente obtida de fontes renováveis: a partir de árvores plantadas, o que assegura um suprimento confiável e ambientalmente sustentável.

Tamburato: Com Certificado FSC, o painel estrutural utilizado na estante é composto de duas camadas externas de partículas finas de madeira prensada e miolo colméia de papel reciclado. O produto é adequado para fabricação de móveis robustos, que exigem espessuras grossas, leveza no peso e excelente desempenho.

Madeiras de Demolição: Peças em madeira de demolição são usualmente feitas de madeiras nobres de lei, em extinção e provenientes, principalmente, de elementos de antigas construções, como esquadrias e assoalhos, entre outros. Esta é uma forma de diminuir a demanda por madeiras novas .


4ª Especificação: Redução de Resíduos Gerados na Obra


Piso Tecnocimento: É um material cimentício aplicado com uma espessura de 2 mm sobre o substrato. Não necessita de juntas de dilatação e não apresenta nenhum tipo de trinca ou fissura. Tem a aparência de um cimento queimado e está disponível em várias cores. Foi especificado pois pode ser aplicado sobre pisos pré-existentes, como cerâmicas, placas de cimento, mármores e pastilhas, evitando, assim, os resíduos habituais de reformas. No caso, o piso pré-existente era um ladrílho hidráulico que não poderia ser restaurado


Madeira de demolição da Estação Guanabara:

Um pouco da história do edifício foi trazida para o ambiente com o resgate de batentes e dormentes que seriam descartados durante a reforma. Com o reaproveitamento dessa madeira, foi possível confeccionar bandejas, molduras para as imagens expostas no ambiente e a banqueta utilizada como apoio na área de leitura.


5ª Especificação - Tecidos Naturais e Fibras Sustentáveis

Biofuton: Produto elaborado com enchimento natural de algodão orgânico e látex revestido com tecidos sustentáveis. Neste caso foi utilizado o tecido Locomotiva Eco Juta, composto de 60% algodão e 40% juta. Foi desenvolvida a partir da fibra da juta, cujo plantio não utiliza fertilizantes ou defensivos

Cortinas e almofadas em sedas artesanais: Elaboradas a partir de retalhos e sobras da produção de tecido do Casulo Feliz . Os tecidos artesanais em fio 100% seda, são produzidos a partir de casulos refugados da indústria e as fibras recebem tingimento natural obtido de cascas de árvores, sementes, raízes. O fio da seda é naturalmente antialérgico.

Rolinhos e almofadas em fibra de bananeira: Produzidos artesanalmente por uma comunidade do Vale do Ribeira, os rolinhos são desenvolvidos a partir do uso consciente de fibras naturais diferenciadas, que expressam a identidade brasileira.

Manta e puff Zizi Maria: Confeccionados manualmente com fios de fibra de bambu e algodão, resgatam antigas técnicas manuais e geram renda para mais de 100 artesãs.

Toalhas com fibra de bambu: A coleção Bambu foi desenvolvida para consumidores ecologicamente conscientes e que não abrem mão da suavidade e conforto. Além de ser uma fonte natural e altamente renovável, as fibras de bambu possuem maciez, excelente absorção e alta concentração de vitamina B, proteínas e agente biobactericida.

Tapete broinha: A tira da rama, apara de malha descartada pela indústria Têxtil, é a matéria prima deste tapete. O aproveitamento deste material no artesanato em geral é antigo, mas a proposta de Claudia Araújo é reaproveitar inovando no design sem perder de vista a utilização e manutenção do produto. Os trabalhos são feitos à mão por um grupo de tecelãs no sul de Minas Gerais.

6ª Especificação - Consumo Consciente e Comércio Solidário

Arte ecológica e Papel artesanal: Procura divulgar a arte étnica de todas as culturas, estimulando a preservação da diversidade dos povos e suas tradições. Valoriza os produtos feitos com matérias primas naturais e obtidos de maneira sócio-ambientalmente responsáveis.

Objetos em Pedra-Sabão: Fazem parte do mix de produtos comercializados pelo Instituto Meio dentro dos conceitos do comércio justo. Eles são Confeccionados por comunidades, grupos, associações ou cooperativas cuja sobrevivência depende de sua venda. São produtos artesanais com valor agregado, matéria-prima local e uso de técnicas tradicionais e de baixo impacto ambiental.

Fonte Cerâmica e objetos: Com Atelier instalado em Sousas, Nil Rocha desenvolve um trabalho em Cerâmica bastante diversificado. Utiliza sempre materiais minerais naturais e esmaltes de sua própria fabricação. Mesmo com técnicas de Alta Temperatura e Raku, suas peças são queimadas em forno à gás, gerando menor impacto que as cerâmicas tradicionais.

Base Lareira e Painel Fonte: A Linha Fulge da Braston é uma boa opção na substituição das pedras convencionalmente utilizadas na Construção Civil. Une a rusticidade das granilhas à resistência do concreto e é produzida em fôrmas que secam naturalmente dispensando fornos. Fabricadas em Campinas, as peças têm pequeno gasto energético em seu transporte, devido à proximidade da obra.

O projeto Sala de Descanso foi desenvolvido para a Mostra Campinas Decor e vencedor do Prêmio Planeta Casa 2008.

FONTE: http://criaarquitetura.blogspot.com/2008/11/premio-planeta-casa-2008-novamente.html
http://movaseusesquadros.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário