segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

RADAR - "LIXO EXTRAORDINÁRIO" literalmente, um trabalho interno.

Cena do documentário "Lixo Extraordinário"

O filme "Lixo extraordinário", que concorreu ao Oscar de melhor documentário não conquistou a estatueta em Hollywood, o prêmio ficou com "Trabalho interno”, de Charles Ferguson.

“Lixo extraordinário" foi gravado durante dois anos no lixão de Gramacho - maior aterro sanitário da América Latina -, que fica na periferia do Rio de Janeiro. O filme que mostra a trajetória do lixo até se tornar arte e expõe a vida dos catadores de lixo.

O Aterro de Jardim Gramacho será desativado em dezembro de 2011. Os 2,5 mil catadores do local ainda não sabem onde vão poder trabalhar. Um novo aterro será construído em Seropédica, mas lá não será permitida a entrada de catadores.

A diretora financeira da ACAMJ, Glória Cristina dos Santos, explicou que a próxima reunião com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb), está marcada para o dia 21 de março. Glória disse que a primeira exigência da categoria é continuar a trabalhar com material recivlável. "Além disso, queremos um contrato que permita nosso acesso às cinco usinas de triagem do lixo que serão construídas em diferentes pontos do Rio. Assim vamos garantir a sustentabilidade das cooperativas", acrescentou a diretora.

João Carlos Leite, mais conhecido como Zumbi, contou que sempre gostou muito de ser catador e, após o filme, ele ficou com mais orgulho de sua profissão. "Nós éramos marginalizados na sociedade e ninguém queria saber da nossa classe. Agora todos vão entender a importância do nosso trabalho. Mesmo se não ganharmos o Oscar, vamos ficar marcados para sempre", enfatizou Zumbi que passou toda a entrevista com um sorriso "de orelha a orelha".


O filme aborda a relação do artista plástico Vik Muniz com os catadores do lixão de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). O documentário, de 99 minutos, foi codirigido por João Jardim, Lucy Walker, Angus Aynsley e Karen Harley.



Um poquinho mais do artista plástico Vik Muniz na abertura da novela "Passione" - Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário