segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PASSO A PASSO 1 - contas de papel revista


PASSO-A-PASSO

Recorte o papel (escolha o tipo de corte de acordo com o volume que quer dar ao canudo de papel – A, B ou C). Passe uma camada fina de cola em um lado do papel. Enrole com um palito de dente. Passe fio de por dentro do canudinho de papel e intercale com miçangas. As peças têm acabamento impecável e são impermeabilizadas com resina atóxica para maior durabilidade. Algumas bijuterias têm até purpurina para dar um brilho especial.


O mineiro Afonso aprendeu a fazer rolinhos de papel quando criança, na pré-escola e achava divertido. Cresceu, tornou-se professor e prestes a se aposentar voltou a enrolar papéis como hobby e complemento de renda.

Sua maior diversão é encontrar papéis com grafismos pra fazer peças com cores diferenciadas. Seu últimos garimpos foram posteres de filmes descartados por uma locadora de DVD. Eles se transformaram em bijuterias artesanais cheias de estilo.

O artesão corta os papéis em tiras e com os canudinhos faz terços e mini-terços, brincos, pulseiras e colares. Ele também gosta de customizar hashis e lápis de cor com as tirinhas de papel. Estes fazem muito sucesso como brinde corporativo.

fonte: http://babeldasartes.com.br/blog/2010/02/20/reciclagem-terco-bijuterias-e-acessorios-feitos-de-papel/
 

http://www.youtube.com/watch?v=IBAC2OV71s4&NR=1


Além de ser de origem renovável, o papel é um dos produtos mais reciclados no Brasil. Cerca de 43,7% de todo o papel utilizado no País, em 2008, foram encaminhados à reciclagem pós-consumo, de acordo com dados da Pesquisa Ciclosoft do Compromisso Empresarial pela Reciclagem (CEMPRE).

O papel produzido no Brasil vem de celulose de florestas de pinus e eucalipto, ou seja, seu processo de reciclagem tem origem em uma fonte de recursos renováveis. Considerando-se que a reciclagem de papel consome uma quantidade grande de água e outros recursos, transformá-lo em matéria-prima para a fabricação de novos produtos é uma opção sustentável.

O reaproveitamento, após o consumo, dos produtos feitos de papel, como as caixas, envelopes, periódicos e tudo mais que entra em nossa casa, ajuda a diminuir o volume de detritos a ser descartado em lixões e aterros sanitários já tão saturados.

Reduzir o desperdício de papel e adotar hábitos de consumo consciente, como a separação do material reciclável contribuem para minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente. E, se, em vez de descartar todo papel do nosso cotidiano, o reutilizarmos em novas formatos e funcionalidades, como estes colares, por exemplo, estaremos fazendo nossa parte, por menor que ela possa parecer.

fonte: http://drang.com.br/blog/2010/10/papel-uma-joia-de-valor-inestimavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário